Miu Miu apresenta a coleção Fall/Winter 2018 durante a Semana de Moda de Paris

“A MODA É UMA LINGUAGEM, VOCÊ NÃO CONSEGUE VER?”

Durante o século passado, a moda foi explorada como uma linguagem. No início, uma fotografia de uma roupa precisava de uma legenda para ter um significado. Desde os anos 60  até o surgimento das redes sociais, acompanhamos a introdução do Fotógrafo de Moda. Suas fotografias ajudaram a
expressar e traduzir a mensagem presente nas roupas, sem a necessidade de legendas. Durante esses anos, o mundo ocidental testemunhou o desenvolvimento de uma nova linguagem que combinava roupas, gestos corporais e ideias em um meio inteiro e único, chamado Moda.
Ao analisar a evolução da fotografia de moda, desde a década de 50, é possível vê-la como um repertório de novos símbolos e sinais. Em 1929, Erté desenhou a primeira letra de seu famoso alfabeto fashion e terminou a última em 1967, propondo intuitivamente uma das primeiras classificações alfabéticas da linguagem da moda. Desde então, houve poucas tentativas de coletar e classificar as famílias de sinais; e ainda não existe uma verdadeira classificação científica desses símbolos da moda.

“UM ALFABETO É UMA COLEÇÃO DE LETRAS”

Como artistas visuais, nós exploramos ativamente o universo fashion há mais de 25 anos. Durante esses anos, como tipógrafos, também criamos mais de 50 famílias tipográficas diferentes, que fizeram parte de muitos projetos culturais ou comerciais.
Além disso, combinando nossa experiência em moda e tipografia, também desenvolvemos uma coleção de alfabetos nos quais transformamos fotografias de moda em letras. “The Alphabet”, “The Alphamen”, “Figures”, “Punctuation” e, recentemente, “The New Alphabet” são nossas tentativas de estender a classificação alfabética para o idioma da moda.
Se bem desenhada, cada letra de um alfabeto sempre lembra a família da qual pertence. É uma coleção de símbolos muito pessoais que também podem ser combinados sem fim para criar um conjunto ainda mais singular, como uma palavra, ou até mesmo um slogan. O sistema alfabético permite que os tipógrafos e as pessoas que usam sua tipografia, brinquem com a ideia de singularidade e pluralidade. A arte dos tipógrafos é inserir dentro do design de seus alfabetos, um forte ponto de vista pessoal, e ao mesmo tempo, dar espaço à pessoa que usará sua criação para expressar seus sentimentos e também suas ideias.

“UM DESFILE DE MODA É UMA COLEÇÃO ALFABÉTICA DE COMPORTAMENTOS”

Nós sempre olhamos para as coleções da Miu Miu como complexos ecossistemas criativos, com fortes e sofisticadas mensagens incorporadas, mas que também permitem que as mulheres que as usam, expressem seus próprios sentimentos pessoais.
As coleções da Miu Miu sempre exploraram a linguagem de uma feminilidade muito peculiar, franca e independente. A Miu Miu girl tem convicção, o seu guarda-roupa é uma espécie de sistema alfabético, que a ajuda a expressar e se definir dentro de uma comunidade. Isso para nós é a
modernidade e a força da Miu Miu, que ao invés de impor uma mensagem, oferece às Miu Miu  girls a chance de encarnar uma variedade de personagens.

“THE MIU MIU TYPE, UM ABC DE AÇÕES, HÁBITOS E COMPORTAMENTOS”

No palácio Perret, a Miu Miu quis que a apresentação da coleção Fall/Winter 2018 tivesse mais movimento e diálogo com a cidade de Paris.
Nesta temporada, em vez de limitar o show à uma grande construção arquitetônica, foi ampliado, confrontando-o com uma instalação feita apenas de sinais e símbolos em preto e branco. Esta instalação visual, e também espacial, foi construída com apenas dois tipos de elementos básicos.
Cartazes de rua padrão 120×180 cm e assentos de madeira.
Para os cartazes, as letras em grande escala foram extraídas do arquivo alfabético pessoal da M / M. Os assentos foram empilhados em todo o edifício.
Acima do público, pendem dois circuitos. No primeiro, o título da instalação visual está escrito: “The Miu Miu Type, um ABC de ações, hábitos e comportamentos” e no outro, foi exibida a coleção completa de letras deste novo alfabeto Miu Miu desenhado em conjunto com a nova coleção
Spring/Summer 2018.

No Replies to "Miu Miu apresenta a coleção Fall/Winter 2018 durante a Semana de Moda de Paris"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.