Afinal de contas, roupa de algodão encolhe depois da lavagem?

Estudo constatou que algumas malhas encolhem até 10% no comprimento após a primeira lavagem

É comum roupas feitas com tecido 100% algodão encolherem após o uso ou lavagem? Duas formandas do curso de Engenharia Têxtil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Paulo, estudaram o comportamento dimensional e a durabilidade de roupas íntimas e de tecidos de malhas 100% algodão e concluíram que sim.

“Algumas malhas que estão no mercado encolhem até 10% no comprimento após a primeira lavagem”, afirma Julina Ng Mac, 22 anos, autora do trabalho Levantamento da Estabilidade Dimensional de Tecidos de Malha. Segundo ela, os tecidos de malha de algodão continuam perdendo as suas medidas iniciais após a primeira lavagem.

Já a formanda Mariana Cristina Arnosti, 22 anos, comparou diferentes marcas de cuecas 100% algodão quanto ao comportamento dimensional e durabilidade em lavagens e manutenção feitas por um consumidor.Mariana explica que muitas marcas encolheram após a lavagem. Em relação à elasticidade, o trabalho mostrou perda de até 15%, variável de acordo com a marca. O ponto positivo ficou com o quesito desgaste da peça, o qual não apresentou muita alteração após seis lavagens.

No Replies to "Afinal de contas, roupa de algodão encolhe depois da lavagem?"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.